sexta-feira, 10 de junho de 2011

FRAUDES NA INTERNET

A comunicação social lança frequentemente alertas sobre fraudes que podem atingir os utilizadores da internet. Hoje mesmo o Ministério das Finanças emitiu uma nota a alertar os utilizadores do Portal das Finanças para o facto de estarem a circular na Internet mensagens fraudulentas, que têm como fim enganar os contribuintes e recolher dados pessoais.
É difícil garantir imunidade a este tipo de assaltos, mas é possível tomar algumas precauções. O Pai do Bicho sugere algumas.

Quando, usar a internet para aceder a serviços bancários ou ao Portal das Finanças siga as três dicas seguintes:

1 - Minimize a página . Se o teclado virtual for minimizado também, está correcto. Se ele permanecer no ecrã sem minimizar, é pirata! Não tecle nada.
2 - Sempre que entrar no site que pretende, digite a SUA SENHA ERRADA na primeira vez. Se aparecer uma mensagem de erro significa que o site é realmente o desejado, porque o sistema tem como verificar a senha digitada. Mas se digitar a senha errada e não acusar erro é mau sinal. Sites piratas não tem como conferir a informação, o objectivo é apenas capturar a senha.
3 - Sempre que entrar no site pretendido, verifique se no rodapé da página aparece o ícone de um cadeado; além disso clique 2 vezes sobre esse ícone; uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deve aparecer. Em alguns sites piratas o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar 2 vezes sobre ele, nada irá acontecer. Os 3 pequenos procedimentos acima são simples, mas garantirão que você não seja vítima de fraude.

Sem comentários: