quinta-feira, 17 de março de 2011

AUSTERIDADE PARA OS POBRES E GOLFE PARA OS RICOS


«A austeridade para equilibrar as contas públicas tem sido generalizada, mas o Governo prepara-se agora para abrir uma excepção: o IVA no golfe poderá cair de 23 para 6 por cento.»
(Correio da Manhã (CM) 15-03-2011)

O CM afirma que a austeridade tem sido generalizada. O Pai do Bicho não tinha dado por isso. Deve andar distraído...
Por ora deixemos esse pormenor da notícia e vamos à essência da notícia:
Com esta excepção, diz o Governo, que se pretenderá evitar uma quebra no número de praticantes, particularmente entre os estrangeiros que procuram o País para a prática da modalidade, que contribui com cerca de 500 milhões de euros de receita para a economia portuguesa.
O Pai do Bicho reconhece que o país precisa de incrementar a economia e gerar receitas para debelar a crise, mas parece desajustado, inoportuno e de muito mau gosto, anunciar a intenção de aplicar esta medida poucos dias após o anúncio de mais um controverso pacote de medidas de austeridade.
Os portugueses não acreditarão que os praticantes de golfe deixariam de escolher os nossos "greens" pelo facto de pagarem mais 17% de IVA.
Porque não reduzir a taxa do IVA nos materiais necessários para a agricultura que pagam a taxa máxima?
Quando o Pai do Bicho leu esta notícia ainda admitiu que os nossos governantes se orientassem por um calendário diferente, admitindo estar em pleno carnaval ou no 1º. de Abril e, por isso, estivessem a brincar ou a mentir. Mas não. Eles mentem e brincam com o povo a todo o momento, com o descaramento a que já nos habituaram.
Assim não vamos lá! Que país é este em que os governantes põem os pobres a pagar a crise enquanto facilita a vida aos ricos que praticam golfe?
Talvez os praticantes de golfe tenham uma relação promíscua com a governação e, sendo assim, a concretização desta medida, que o Pai do Bicho classifica de "pornográfica", estará então explicada.

Sem comentários: