segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O CORONEL VITOR ALVES E O ESPÍRITO DE ABRIL



Após o desaparecimento de Fernando José Salgueiro Maia (1944-1992) e Ernesto Melo Antunes (1933-1999), tivemos ontem a notícia do falecimento de Vítor Manuel Rodrigues Alves (1935-2011).
O país ficou mais pobre.
Vítor Alves foi um distinto "Capitão de Abril" que muito arriscou para que a democracia vigorasse em Portugal, pautando a sua actuação pela descrição, firmeza, elegância e moderação.
Daqui a alguns anos já não haverá sequer sobreviventes que sejam testemunhas vivas daquilo que foi o "dia" 25 de Abril de 1974 e, sempre que morre um "Capitão de Abril", fica-nos aquela inquietação subterrânea de que é o próprio espírito da "Revolução dos Cravos" que está a esmorecer na sociedade portuguesa.
Nos tempos que correm, devido às profundas transformações sociais e económicas que nas últimas décadas vêm fustigando o nosso país, fará sentido interrogarmo-nos onde pára o espírito da "Revolução de Abril"?
A História encarregar-se-á de manter na galeria das personalidades mais ilustres, aqueles capitães que devolveram a liberdade e a dignidade ao povo português.
A melhor homenagem que os portugueses poderão prestar aos homens que "fizeram Abril", passará pela capacidade que demonstrarmos para ultrapassar a actual crise, crescendo economicamente para manter a soberania e promover a justiça social.
Vamos conseguir!

Ver aqui a biografia do Coronel Vítor Alves

Sem comentários: