terça-feira, 4 de janeiro de 2011

MASSA CRÍTICA EM PORTUGAL


De quando em vez, vemos, ouvimos e lemos (como disse Sophia de Mello Breyner) que o país precisa de Massa Crítica.
À primeira vista parece tratar-se de mais um "sound byte" de muitos que são utilizados para emprestar mais força a uma ideia. Possivelmente assim será.
Mas, afinal o que vem ser essa coisa da Massa Crítica, que enche a boca de políticos e comentadores?
A curiosidade do Pai do Bicho levou-o a uma breve pesquisa na Wikipédia e encontrou as seguintes definições:


1 - Conceito físico que exprime a massa de material fissionável necessária para que se desencadeie uma reacção nuclear.
2 - Massa Crítica é um movimento social de ocupação, organizada e massiva, de ruas e espaços públicos por indivíduos com veículos de propulsão humana.
3 - Em dinâmica social, Massa Crítica é a mentalidade de um grupo em relação a um determinado assunto, necessária e suficiente para, em quantidade e qualidade, estabelecer e sustentar determinadas acções, relações ou comportamentos.

É pois a esta última definição que políticos e comentadores se referem quando muitas vezes afirmam que em Portugal falta Massa Crítica. Isto é o mesmo que afirmar que vivemos num país de acéfalos.
Possivelmente os senhores que emitem este juízo estarão apenas a ver-se ao espelho ignorando que, nos últimos anos, tem sido exponencial o crescimento do número de cientistas e investigadores portugueses reconhecidos internacionalmente por trabalhos desenvolvidos nas mais diversas áreas, além de outras mentes brilhantes que têm revelado excelente capacidade nos domínios empresarial e académico.
O sucesso alcançado por muitos portugueses invalida a tese do déficit de Massa Crítica em Portugal.
Só os políticos teimam em não ultrapassar a fasquia da mediocridade e o resultado está bem à vista.
Lamentavelmente a Massa Crítica da classe política está orientada exclusivamente no sentido de alimentar a partidocracia e, enquanto esta cultura permanecer, Portugal manter-se-à social e economicamente pobre.
Como poderemos então resolver esta triste situação sem recorrer à emigração? O Pai do Bicho crê que a alternativa a mudarmos de país, reside em mudar os políticos e a Massa Crítica que os enforma.
Vamos a isso!

1 comentário:

Anónimo disse...

PETIÇÃO CONTRA A PARTIDOCRACIA E EM PROL DE UMA VERDADEIRA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA

Que pode assinar em
http://www.gopetition.com/petition/26885.html