sexta-feira, 15 de outubro de 2010

SOPA DOS POBRES PARA RICARDO GONÇALVES

O Pai do Bicho leu há dias no Jornal de Notícias um artigo de opinião de Manuel António Pina sobre declarações inusitadas do deputado do PS Ricardo Gonçalves e não resiste em partilhá-lho com os leitores desta página.
Vejamos então o comentário irónico deste articulista:

«De pé, ó vítimas da fome
O deputado do PS Ricardo Gonçalves quer que a cantina da AR abra "à hora de jantar" para acudir aos deputados, que "são de longe os mais atingidos na carteira" pelas medidas de austeridade, já "quase não [tendo] dinheiro para comer".
Ao CM, Ricardo Gonçalves queixou-se de que, além de uns miseráveis 3700 euros de vencimento, apenas recebe mais "60 euros de ajudas de custos por dia" para "viagens, alojamento e comer fora".
Compreende-se o seu desalento. O deputado Gonçalves deixou uma próspera carreira de professor para, respondendo ao chamamento cívico, passar a deputar na AR, e agora tem que se governar com 3700 euros por mês mais 60 euros por dia para "viagens, alojamento e comer fora".
Não surpreende que Teixeira dos Santos ande a "dormir mal" e que Sócrates tenha, como confessou na AR, "apertos de coração".
Deputados esfomeados é coisa horrível de ver (dir-se-á que Ricardo Gonçalves não representa a deputação, mas o facto de Maria José Nogueira Pinto lhe haver em tempos chamado "palhaço" confere-lhe desde logo ampla representatividade).
Justifica-se que, no próximo PEC, o Governo poupe um pouco mais no subsídio de desemprego e no Rendimento Social de Inserção. Ou nas pensões, cujo valor médio já anda pelos 397,17 euros, o que faz dos pensionistas "de longe os menos atingidos na carteira".
Com essa redução da despesa poder-se-á servir uma ceia de Natal condigna na cantina da AR.»


Infelizmente as declarações do deputado Ricardo Gonçalves não eram para os "apanhados". As palavras deste deputado da nação chegam a ser revoltantes se pensarmos numa substancial parte da população que tem que gerir o seu parco salário e faz das tripas coração para conseguir uma refeição por dia.
Se este senhor deputado se sente mal com emprego que escolheu, procure outro melhor; quem sabe se até não lhe levam a comida a casa...

Sem comentários: