domingo, 26 de setembro de 2010

PASSEIO VINHATEIRO

Foram 13 os caminheiros que se dispuseram a realizar esta manhã um passeio pelas vinhas da região de Colares. Tantos quantos os participantes na última ceia de Jesus Cristo celebrada com o precioso néctar que Baco "endeusou".
Através do Pinhal de Nazaré
alcançámos diversas vinhas de casta "ramisco" plantadas sobre areia.Em plena época de vindimas ainda restavam alguns fartos cachos dependurados que, apenas devido ao respeito pela propriedade alheia, não foram colhidos pelos caminheiros.

Ao longo duma cerca de arame um simpático jumento teimou em acompanhar os nossos passose os seus dotes fotogénicos até mereceram especial destaque.Mas, com as vinhas à vista, a caminhada prosseguiu.
Depois de nos cruzarmos com um tímido gatito,não foi difícil a travessia duma ribeira,que se atravessou na nossa rota para as Azenhas do Mar,onde além do ícone desta pequena aldeia,pudemos também desfrutar da paisagem ímpar de casinhas construídas no limite da falésia que se queda sobre o oceano.Já no regresso, surgiu o alarme.Felizmente era falso, pois as criaturas eram pacíficas.Algumas das nossas companheiras pareciam querer "ficar à nora" quando se aproximaram dum velho poço dotado de alcatruzese até teimaram em desafiar a sorte ao permanecerem sob uma árvore que sofreu uma irremediável fractura.Faltavam ainda cerca de trinta minutos para as 13 horas, quando os 13 caminheiros concluíram um agradável passeio de 13 kms, regressando ao ponto de partida, junto ao complexo desportivo do Mucifal. Como diria Jorge Jesus "Foi uma manhã muitaboa!".


Sem comentários: