domingo, 6 de junho de 2010

BAIRRO ALTO

O Bairro Alto é um dos mais pitorescos bairros de Lisboa, sendo delimitado a oeste pela Rua do Século, a este pela Rua da Misericórdia, a norte pela Rua D. Pedro V e a sul pela Rua do Loreto e Largo do Calhariz.
No séc. XVI, Lisboa expandia-se a todo o vapor atingindo quase 200 mil habitantes. Foi então construído o Bairro Alto, inicialmente conhecido por Vila Nova dos Andrades, em honra dos ricos burgueses galegos que aí se estabeleceram.”. Nessa época foi mesmo considerado o bairro mais rico da cidade.
Durante o séc. XIX e até ao terceiro quartel do séc. XX, o bairro abrigava as sedes dos principais jornais e tipografias do país. Ainda hoje é possível encontrar ecos desse tempo em nomes de ruas como a Rua Diário de Notícias ou a Rua do Século. Este bairro foi um dos mais intelectuais da capital, frequentado e habitado por jornalistas, escritores e estudantes. Era também lugar de tascas de marinheiros, de lugares de má fama e de muita prostituição.
Esta zona típica de Lisboa, de ruas estreitas e empedradas adjacentes às zonas do Carmo e do Chiado, com casas seculares e pequeno comércio tradicional é, há várias dezenas de anos, o local mais conhecido da noite lisboeta, com inúmeros bares e restaurantes a par das casas de fado.Nos últimos 20 anos adquiriu uma vida muito própria e característica, onde se cruzam diferentes gerações na procura de divertimento nocturno. Parte dos prédios foram ou estão a ser recuperados, mantendo-se a traça original dos mesmos, o que veio permitir a instalação de novos e alternativos espaços comerciais, encontrando-se desde lojas multimarca e ateliers a lojas de tatuagens e piercing.
Aos poucos verifica-se também que passou a ser procurado como um lugar para viver, estando a sua população a ser renovada e rejuvenescida.
Como curiosidade, fica aqui o apontamento que o Pai do Bicho encontrou o seu primeiro emprego no ano de 1965, no Bairro Alto, que à época possuía má fama, pela densidade de prostitutas e vilões, que criavam um clima propício à existência de desordem pública.

Sem comentários: