quinta-feira, 20 de maio de 2010

VAMOS MATAR O BORREGO


Muitos ouviram já alguém proferir a frase "VAMOS MATAR O BORREGO" como metáfora, sabendo-se que esta expressão revela o desejo de que aconteça algo que há longo tempo não ocorre.
No entanto, poucos conhecerão a origem desta figura de estilo.
O Pai do Bicho já tinha ouvido várias histórias vividas no mundo do futebol sobre este tema e, decidindo investigar o assunto, apurou o seguinte:
O Sporting Clube Olhanense e o Sporting Clube de Portugal iam iniciar a época futebolística de 1974/75, defrontando-se no Algarve, em casa emprestada, no Estádio de S. Luís em Faro.
Até aí, o Olhanense estivera 34 anos sem bater o Sporting. Então, um adepto algarvio prometeu que mataria um borrego caso o seu clube levasse de vencida os lisboetas.
Aconteceu que um remate de longe do argentino Lo Bello selou o único triunfo do Olhanense sobre o Sporting e o homem matou o borrego. Já lá vão 35 anos e os algarvios de Olhão não mais venceram os leões.
Curiosamente, o actual treinador do Sport Lisboa e Benfica, Jorge Jesus, integrava como jogador a equipa que "matou o borrego".
Daí que, ainda hoje, quando uma equipa defronta outra que não vence há longo tempo, os seus elementos vulgarmente exteriorizam a sua ambição ganhadora metaforicamente afirmando aos quatro ventos:
"VAMOS MATAR O BORREGO"

Sem comentários: