sexta-feira, 14 de maio de 2010

SALDANHA SANCHES (1944-2010)


José Luís Saldanha Sanches foi militante do PCP quando este partido se encontrava na clandestinidade. Mais tarde passou a militar no MRPP (Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado), partido de inspiração maoísta, que tinha nos seus quadros figuras como Arnaldo Matos, Ana Gomes, Fernando Rosas, Durão Barroso e Maria José Morgado, entre outros.
Amargou 6 anos na prisão devido à corajosa luta que travou contra a ditadura.
A 25 de Abril de 1974 era destacado dirigente do MRPP e director interino do jornal "Luta Popular", órgão oficial do partido.
Por ordem de Otelo Saraiva de Carvalho foi novamente preso no dia 7 de Junho de 1974, onde passou 11 dias, vítima da repressão activa à liberdade de expressão que se verificou num curto período já depois do 25 de Abril. De nada valeu o seu heróico passado revolucionário.
Duas correntes agitavam então o MRPP. Uma, inspirada por Arnaldo Matos, definia o Partido Comunista como o principal inimigo político - era a “linha vermelha”. Outra, liderada por Saldanha Sanches, defendia uma aproximação aos comunistas – era a “linha negra”. Acabou por perder esta guerra e saiu do partido. Nesta divergência política ganhou um feroz inimigo, José Manuel Durão Barroso.
Após a militância política no MRPP, Saldanha Sanches dedicou-se aos estudos fiscais, leccionando na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Fiscalista, professor universitário e comentador político. Era assim que actualmente era conhecido Saldanha Sanches.
Morreu esta madrugada aos 66 anos e deixa viúva Maria José Morgado, procuradora-geral adjunta do Tribunal da Relação de Lisboa.
O País perdeu um acérrimo defensor da democracia e lutador contra a corrupção e a fraude.


Ver interessante entrevista concedida por Saldanha Sanches e Maria José Morgado em:
http://caminhosdamemoria.wordpress.com/2008/10/06/«viagem-ao-centro-do-mundo-da-maria-jose-e-do-ze-luis»/

Sem comentários: