quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

SÁ PINTO VERSUS LIEDSON

Em 1997, Ricardo Sá Pinto agrediu o então seleccionador nacional Artur Jorge. Foi por isso castigado com uma suspensão de 3 épocas e transferido para a Real Sociedade.
Após o "exílio" voltou a representar o Sporting e em 2005 envolveu-se numa escaldante discussão com Liedson, porque impediu o "Levezinho" de apontar uma grande penalidade, contrariando instruções do técnico da equipa.
Paulo Bento foi seu colega de equipa e mais tarde seu treinador. As relações entre ambos também não eram as melhores.
Com a saída de Paulo Bento e Pedro Barbosa, Sá Pinto foi nomeado director do futebol leonino, passando a ocupar lugar no banco de suplentes durante os jogos.
Na quarta-feira passada, Rui Patrício depois deste ter pontapeado deficientemente a bola, devido a um ressalto num buraco existente no relvado de Alvalade. O lance resultou num golo para o adversário e a claque sportinguista não poupou o jovem guarda-redes.
Segundo a imprensa, Liedson (que se encontrava no banco de suplentes) gesticulou para as bancadas reprovando os apupos e Sá Pinto mandou-o calar. A discussão prosseguiu a caminho do balneário e já no seu interior acabou em agressões mútuas.

No meio de tudo isto "ninguém fica bem na fotografia":
Os adeptos que apuparam o jovem guarda-redes, insultaram anteriormente Pedro Barbosa, Paulo Bento, etc... e há bem pouco tempo aplaudiram Ruben Micael. É estranho? Não. É apenas uma demonstração da irracionalidade que grassa em muitas mentes das claques clubistas.
Liedson teve uma atitude positiva quando em defesa do grupo reagiu à "crucificação" injusta de Rui Patrício, mas deveria ter evitado envolver-se em discussões e violência gratuita com o seu director.
Sá Pinto, embora para muitos seja uma referência do Sporting, saiu pela porta pequena, porque não conseguindo controlar as emoções e não sabendo colocar-se no seu lugar, não se deu ao respeito.
Até o relvado "fica mal na fotografia" pelo estado deplorável em que se encontra há muito tempo, impedindo os jogadores de praticarem futebol de boa qualidade. Quem é o responsável por isto?
O Presidente José Eduardo Bettencourt cometeu um erro de "casting" escolhendo para dirigente Ricardo Sá Pinto, que pelo seu passado conflituoso e agressivo, fazia prever que à mínima faúlha, incendiaria o clube de Alvalade. É óbvio que foi uma má opção e o Presidente dificilmente se livrará de ser acusado de principal responsável pelos acontecimentos.
Para quando o termo desta cultura de auto-flagelação no clube leonino?
É certo que casos como este não deveriam acontecer, mas quando acontecem (não é só no Sporting) não podem ser tornados públicos e têm que ser bem resolvidos dentro das paredes do clube. Uma instituição não é mais forte por não ter problemas no seu seio, mas pela maneira como os resolve.

Sem comentários: