terça-feira, 1 de dezembro de 2009

ENCONTRO DO EUROTÚNEL


No 1º. de Dezembro do ano passado o Pai do Bicho, lembrou a restauração da independência de Portugal no ano de 1640 (http://paidobicho.blogspot.com/2008/12/restaurao-da-independncia.html). Por isso, não dedica hoje qualquer espaço a este acontecimento histórico.
O Pai do Bicho opta assim por destacar neste dia a efeméride do encontro de dois túneis, 40 metros abaixo do solo do Canal da Mancha, partindo um de França e o outro de Inglaterra, perfazendo a distância de 50,5 kms.
A escavação do túnel demorou sete anos e empregou 15 000 trabalhadores, sendo as operações conduzidas simultâneamente dos dois lados.
O Túnel da Mancha é constituído por 3 túneis paralelos, dois principais ferroviários e um menor, de acesso. Este túnel de acesso, que é servido por veículos pequenos, é ligado aos outros através de passagens transversais em intervalos regulares para permitir que os trabalhadores da manutenção tenham acesso aos túneis principais e para fornecer uma saída de emergência em caso de acidente.
Os passageiros e os veículos automóveis (ligeiros e pesados) são transportados por um serviço de comboios, geridos pela companhia Eurotúnel. O trajecto dura apenas 35 minutos.
É obra!

Sem comentários: