sexta-feira, 6 de novembro de 2009

PAULO BENTO - A DIMENSÃO DO HOMEM


Enquanto jogador profissional de futebol, Paulo Bento vestiu e honrou as camisolas do Estrela da Amadora, Vitória de Guimarães, Sport Lisboa e Benfica, Oviedo e Sporting Clube de Portugal. A sua carreira foi exemplar não só sob o ponto de vista técnico, como também pelo seu empenho e honestidade, merecendo por isso o respeito de colegas e adversários.
Depois de "arrumar as botas", as suas qualidades fizeram com que os dirigentes do Sporting lhe oferecessem o lugar de treinador da equipa de juniores, tendo-se sagrado campeão e contribuído para a formação de alguns jovens valores sportinguistas, casos de João Moutinho, Miguel Veloso, Rui Patrício, Daniel Carriço, etc...
Em Outubro de 2005 aceitou o desafio para treinar a equipa sénior, após uma crise de resultados desportivos. Ao longo de quatro anos conquistou 4 títulos, ficou 4 vezes em 2º. lugar na Liga, atingiu os quartos de final na Taça UEFA e projectou na ribalta os jovens talentos já referidos e outros, entre eles Djaló, Nani e Adrien Silva.
Tudo isto foi alcançado, apesar das limitações orçamentais impeditivas da contratação de reforços, não se ouvindo da parte de Paulo Bento qualquer lamento. Pelo contrário: elogiava os jogadores que lhe deram para trabalhar, assumindo lutar até ao fim por objectivos, que algumas ocasiões estiveram perto de serem alcançados, mas que se revelavam demasiado ambiciosos, quase a roçar a utopia, para um plantel mais consentâneo com uma equipa do meio da tabela.
Acresce que Paulo Bento foi sempre o rosto que aparecia a defender os interesses do Sporting, expondo-se demasiado, enquanto os seus dirigentes se resguardavam. Não foi protegido como devia e desgastou-se como não devia.
O Pai do Bicho não conhece os problemas do clube de Alvalade, mas não será difícil adivinhar que eles existem em várias vertentes: deficit na coesão dos corpos dirigentes, fragilidade financeira e insucesso desportivo com especial incidência na equipa de futebol sénior, onde se presume a existência conflitos no balneário.
Paulo Bento foi também vítima e talvez réu pelas contratações de jogadores de valor duvidoso, que oneraram os custos. sem que constituíssem mais valias, como são os casos de Purovic, Hélder Postiga, Marco Caneira, Grimi, Caicedo, etc...
Por fim, sofreu a contestação despropositada de uma minoria de adeptos do clube, que irracionalmente primam em descarregar as suas frustrações pessoais naqueles que embora sérios, trabalhadores e competentes, fracassam desportivamente mesmo que estejam isentos de culpa. O Pai do Bicho já viu este filme com outros interpretes (treinadores).
Foram demasiados problemas para um homem só, num clube que não tendo condições reais para conquistar títulos, é apresentado por muitos como sistemático candidato às ditas conquistas.
O contrato de Paulo Bento só terminaria em 2011, mas o ex-técnico leonino, sentindo que podia ser mais útil ao Sporting e para, no seu entender não prejudicar os jogadores, decidiu pedir a demissão, recebendo o seu ordenado só até ao último dia em que trabalhou. Com esta decisão, abdicou de muitas centenas de milhares de euros demonstrando mais uma vez o seu elevado carácter.
A sorte nem sempre está do lado dos mais dignos e uma coisa o Pai do Bicho está certo:
PAULO BENTO MERECE MELHOR SORTE!

1 comentário:

Páscoa disse...

Meu caro Zé,

Subscrevo ne íntegra o teu comentário sobre o Paulo Bento.

Boa semana.

Um abraço

Páscoa