terça-feira, 3 de novembro de 2009

COMO ENGANAR O ALCOOLÍMETRO

O alcoolímetro não mede o nível de álcool no ar expirado mas sim, a presença de *cetona*, que é o efeito da queima de gordura. Como o álcool diminui o açúcar no sangue, o corpo passa a queimar gordura e, como consequência, o hálito começa a apresentar corpos cetônicos.
Um detalhe: um dos motivos para serem necessários vários níveis de tolerância é que as pessoas em jejum, também apresentam corpos cetônicos no hálito, pela ausência de carbohidratos causada pela dieta e consequente queima de gordura.
Para adulterar o resultado do bafo leve no carro uma garrafinha de vinagre, e, a qualquer sinal de stop da polícia, tome um gole, porque o ácido acético (denominação química do vinagre) reage com a cetona, dando como resultado o acetato, que é indetectável no "bafômetro".
Esta teoria é defendida por um engenheiro químico que colabora numa fábrica de vinagre e embora possa estar certa, o Pai do Bicho considera que não será prudente pô-la em prática, pelo contrário: será sempre mais seguro não ingerir álcool ou beber com moderação quando se vai conduzir.

Sem comentários: