domingo, 27 de setembro de 2009

II CIMEIRA DA COVA DO VAPOR

Tendo como objectivo principal a discussão da temática "O ITINERÁRIO DA SARDINHA - DA GRELHA À CAVIDADE BOCAL" realizou-se ontem a II CIMEIRA DA COVA DO VAPOR.Com o céu limpo e o sol a brilhar, o habitual passeio iniciou-se sobre piso de areiae foi necessário transpor as pedras de um esporãopara que a caminhada prosseguisse junto às límpidas águas do oceano.O novo paredão junto à praia que liga S. João da Caparica à zona balnear onde se situa a torre das argolas, foi uma agradável surpresa, não faltando os indispensáveis estabelecimentos de restauração. Em pleno areal da Caparica um grupo de ginastas exercitava-se,enquanto uma altaneira gaivota seguia os seus movimentos. Já no regresso, o Luís Morais subiu mais alto para procurar caminhos alternativos. Deixando para trás um conjunto de parques de campismo existentes na zona,um curioso cata vento parece indiciar a existência de peixe.
Já na Cova do Vapor com cerca de 7 kms. percorridos, foi tempo de comprar, directamente a pescadores, frescas corvinase seguindo pela 5ª. avenida lá chegámos ao Solar da Família Sousa Pereira, que acolheu esta II Cimeira.Aguardava-nos um conjunto de enchidos que já tinham passado pela grelha, acompanhados com fatias fofas de pão, alvarinho fresco e o "tintol da ordem".Enquanto as sardinhas prateadas iam adquirindo outras cores,e o Rui as ia virando,a Zilda tomou como empreitada sua amanhar cerca de 30 corvinas já chamadas à coação neste espaço.Com as sardinhas a saírem da grelha a bom ritmo e as saladas preparadas,chegou o momento da discussão da temática "O ITINERÁRIO DA SARDINHA - DA GRELHA À CAVIDADE BOCAL".As habituais sobremesas também não foram poupadas e, como se impunha, também fizeram o seu percurso através do canal da sopa.Seguiu-se então o esperado momento musical, abrilhantado pelo famoso "DUO DA KORDA" e as vozes afinadas dos "SEUS MUXACHOS".A lembrar uma famosa cantiga de Vitorino, não faltou a "menina à janela".Paralelamente ao momento musical, decorria mesmo ao lado, uma disputadíssima partida de "sueca".Foi uma cimeira coroada de êxito para os 17 participantes e no final meteram-se as violas no saco e ala que se faz tarde, porque do Dragão e da Luz ia chegar futebol a casa.
Não fica sem registo a hospitalidade e simpatia dos anfitriões, ANA MARIA E RUI, que tudo fizeram para que nada faltasse aos participantes nesta II Cimeira. Muito obrigado!

Sem comentários: