domingo, 20 de setembro de 2009

ENTRECOSTO E ARROZ DE FEIJÃO

S. Pedro prometeu e cumpriu. O tempo esteve simplesmente maravilhoso, contribuindo para o sucesso do passeio gastronómico que hoje realizámos no Cabeço de Montachique.Apesar da contribuição do santo padroeiro de Sintra, o êxito deste convívio cabe quase por inteiro à capacidade de organização, voluntarismo, generosidade, trabalho e simpatia da família Morais, sendo decisiva a sua contribuição para que tudo se realizasse a contento de todos. Eles foram inexcedíveis: levaram tachos e fogão,botija de gaz butano,produtos hortícolas da sua lavra, compraram pão, enchidos, carne...
prepararam o lume e assaram o que era para assar.
A Tina até fez um arroz de feijão que estava DIVINAL.
Os restantes convivas foram preparando as mesas,
cortando o pão,
preparando a salada...
As hostilidades foram abertas com um ataque cerrado às chamussas, queijo, presunto e outros salgadinhos, seguindo-se as sardinhas amavelmente oferecidas pela Isabel.
Seguiram-se uns apetitosos enchidos e...
O inevitável entrecosto que além suculento, foi muito bem temperado e estava delicioso.
O bom vinho não faltou e as sobremesas que os elementos femininos habitualmente preparam para estas ocasiões também fizeram a sua aparição.
Houve animação nas mesase ainda está por esclarecer porque razão alguns elementos focalizaram as atenções à sua retaguarda.A componente gastronómica do nosso convívio quase remeteu para os alçapões do esquecimento o passeio matinal que antecedeu o almoço e que entendemos agora recordar.
Estradas de terra batida e bom piso constituíram a primeira parte do percursoaté chegarmos às ruínas de um forte das Linhas de Torres, que defendeu a cidade de Lisboa das invasões francesas.
Ao longe via-se a localidade do Freixial, distinguindo-se um pequeno aglomerado de construções - o seu famoso aviário.
Também não faltou o piso irregular de uma estrada romana.
Entre moinhos e cabos de linhas de alta tensão avistava-se ao longe o rio Tejo e a Ponte Vasco da Gama.O rumo estava traçado para uma missão bem definida: caminhar para o entrecosto com feijão. O objectivo foi alcançado e ao fim de cerca de 9 kms os 26 caminheiros chegaram ao local do repasto: o Parque Municipal do Cabeço de Montachique.Para finalizar o convívio disputaram-se jogos de matraquilhos e marcou-se encontro para a II CIMEIRA DA COVA DO VAPOR a realizar no próximo sábado.
ATÉ LÁ!

Sem comentários: