terça-feira, 28 de abril de 2009

O ARCO DA PRAÇA DE ESPANHA



Ao passar na Praça de Espanha, em Lisboa, já muitos se interrogaram sobre o significado daquele mimoso arco em pedra que se ergue a partir do relvado da placa central daquela praça. Certamente que muitos ainda não conhecem a resposta.
Este arco foi imaginado por Manuel da Maia e fazia parte da Galeria de Esperança do Aqueduto das Águas Livres, localizado no espaço em frente ao Palácio de S. Bento.Em 1938 foi desmontado para que se procedesse a uma remodelação naquele local.
As pedras do Arco de S. Bento andaram então em bolandas, sendo despejadas no Convento das Francesinhas e transitando depois para os jardins do Palácio da Ajuda. Em 1988 o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Nuno Abecassis, resolveu mandar colocá-las na Praça de Espanha, onde permaneceram num amontoado durante quase uma dezena de anos.
Passados 60 anos da demolição do arco e após terem sido vencidas algumas dificuldades na reconstrução do puzzle - consta que faltavam pedras e os planos originais - a Praça de Espanha ganhou em 1998 um monumento que, apesar da sua beleza e grandiosidade, não consegue disfarçar o desastre urbano daquele local.
Há pedras que nasceram para sofrer.

Sem comentários: