segunda-feira, 6 de abril de 2009

IMI - ISENÇÃO ALARGADA COM ELEIÇÕES À VISTA

A isenção do IMI - Imposto Municipal sobre Imóveis para imóveis de valor até 157.500 euros, passou de seis para os oito primeiros anos após adquiridos (a.a.). Quem comprou casa no valor entre 157.500 e os 236.250 euros, o período de isenção foi alargado para os primeiros quatro anos (a.a.), em vez dos três anos estipulados anteriormente.
O documento do Executivo precisa que, no primeiro caso, são beneficiados 432 mil proprietários, e mais 40 mil no segundo.
Sublinha-se que esta decisão também se aplica às isenções que expiraram em 2008, pelo que os contribuintes abrangidos não terão que pagar este ano o IMI de 2008, ao contrário do que normalmente aconteceria.
A Direcção-Geral dos Impostos já actualizou os seus dados para o efeito, e irá enviar uma comunicação a todos os proprietários beneficiados.
“Esta medida constitui um desagravamento fiscal efectivo para as famílias que possuem habitação própria e permanente, só sendo possível em resultado do aumento da eficácia da Administração Fiscal no combate à fraude e evasão fiscais e na cobrança de dívidas fiscais aos contribuintes que, até agora, se tinham conseguido eximir ao cumprimento das suas obrigações fiscais”, notam as Finanças.
O "Pai do Bicho" considera esta decisão meritória e o facto de estarmos em época pré eleitoral é apenas pura coincidência (penso eu de que)...

Sem comentários: