sexta-feira, 3 de abril de 2009

G 20 E A CRISE

O Grupo dos 20 (ou G20) é um fórum económico criado em 1999, após as sucessivas crises financeiras da década de 1990. Visa favorecer a concertação internacional, integrando o princípio de um diálogo ampliado, levando em conta o peso económico crescente de alguns países. O grupo reúne as 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia, que juntos compreendem 85% do produto nacional bruto mundial, 80% do comércio mundial (incluindo o comércio intra-UE) e dois terços da população mundial.
(Fonte Wikipédia)


CIMEIRA DE LONDRES 2009
Entre algumas medidas para superar a crise financeira e económica que o Mundo atravessa, os líderes do G20 comprometeram-se em reforçar em 1,1 bilião de dólares (744 mil milhões de euros) os recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial. As principais economias do mundo acordaram igualmente um pacote de 250 mil milhões de dólares de apoio ao financiamento do comércio mundial. Houve também um acordo sobre a publicação de uma ‘lista negra’ de paraísos fiscais não cooperantes com regras de partilha de informação financeira.
Algumas reacções à Cimeira do G 20:

- Publicado em
O Caderno de Saramago:
Quê? Para quê? Para quem?

- Manifestações contra reunião do G-20 agitam Londres

- Barack Obama considera que a cimeira do G20 representa “um ponto de viragem” no combate à recessão mundial e congratulou-se por os líderes dos vários países terem ultrapassado as divergências para adoptar um “conjunto de medidas sem precedentes”.

- O ex-presidente da República, Mário Soares, disse hoje, no Porto, que gostava que a Europa “alinhasse ao lado das teses de Obama para atacar a crise”.

- O Presidente do CDS-PP está em Londres, onde afirmou esperar que os líderes das 20 maiores economias consigam encontrar soluções para a crise e colocar o sistema financeiro de novo a funcionar

Quem terá razão? José Saramago? Os manifestantes? Mário Soares? Paulo Portas?
O "Pai do Bicho" recusa-se a delegar no "Diabo" a escolha da melhor opinião e considera que perante a crise internacional é preciso agir com serenidade, inteligência, bom senso e eficácia, com o "ponteiro da bússola" a apontar permanentemente para os valores humanos que este mundo parece ter deixado cair no esquecimento.
Se o G 20 é o órgão com capacidade e/ou legitimidade para resolver o problema e se as medidas saídas desta cimeira são correctas e as mais adequadas ao momento actual, o "Pai do Bicho" não sabe avaliar. Vamos esperar para ver...

Sem comentários: