quarta-feira, 1 de abril de 2009

DIA DAS MENTIRAS

A tradição do Dia das Menti­ras remonta a 1564, ano em que Catarina de Mé­dicis, re­gente da França em nome de Carlos IX, deliberou por decreto a implantação do calendário gregoriano e instituiu que o início do ano seria a 1 de Janeiro.
Naquela época, as notícias demoravam muito para chegar às pessoas, facto que dificultou a simultaneidade da aplicação prática desta mudança no tempo e no espaço.
Mas com tal mudança não se alteraram cer­tos cos­tumes. Assim, tendo-se trans­fe­rido para o 1º de Janeiro o hábito de trocar prendas e votos de Boas Festas, não deixou de se manter idêntico procedimento no dia 1º de Abril. Algumas pessoas, as mais tradicionais e menos flexíveis, não gostaram da mudança no calendário e continuaram fazer tal comemoração na data antiga. Isso virou motivo de chacota, por parte das pessoas que concordaram com a adopção da nova data, e passaram a fazer brincadeiras com os radicais, enviando-lhes presentes estranhos ou convites de festas que não existiam.Tais brincadeiras causaram dúvidas sobre a veracidade da data, confundindo as pessoas, surgindo daí o dia 1º de Abril como dia da mentira.
Estes costumes rapidamente se expandiram por toda a Eu­ropa e outras partes do mundo, pois a França era então o modelo cultural de todas as civili­zações ocidentais.
Pregar mentiras em 1 de Abril é uma brincadeira saudável, porém o respeito e o cuidado devem ser lembrados, para que ninguém saia prejudicado. Afinal, a honestidade é a base para qualquer relacionamento humano.
A mentira inspirou Walt Disney para a criação do clássico infantil Pinóquio, dando ênfase à brincadeira, mostrando para a criançada o quanto mentir pode ser prejudicial para a vida das pessoas
A contribuir também para as expressões correntes de Dia dos Enganos, ou das Menti­ras, está o facto de coincidir com um período habitualmente engana­dor, em que o sol prima­veril faz negaças, escon­dido entre nu­vens inver­nosas. Daí o conhe­cido ditado «Em Abril, águas mil».

(Fontes consultadas: "Malta Miúda", "Equipe Brasil Escola" e "Wikipédia")

Sem comentários: