quarta-feira, 4 de março de 2009

ARTE CONTEMPORÂNEA "LÁ FORA"

Há muitos artistas portugueses que por uma razão ou por outra resolveram trabalhar no estrangeiro. Eles constituem a nossa emigração cultural.
A Fundação EDP e o Museu da Presidência da República formaram uma parceria com o objectivo de dar a conhecer a produção de arte contemporânea realizada LÁ FORA por artistas portugueses e luso-descendentes expondo cerca de duas centenas de obras, entre pintura, desenho, fotografia, instalação, escultura e vídeo, que dão a conhecer, de forma representativa, o trabalho desenvolvido por 67 criadores portugueses residentes em vários países da Europa, América do Norte e América do Sul.
Esta exposição ocorre num espaço do Museu da Electricidade e conta com nomes como Paula Rego, João Penalva, Edgar Martins, entre outros, do Reino Unido; Rui Calçada Bastos, Filipa César, Adriana Molder ou Noé Sendas, da Alemanha; vindos do Brasil, Fernando Lemos, Ascânio MMM e Artur Barrio; Júlio Pomar ou Rui Patacho, de França; da Holanda, Júlia Ventura e Maria Beatriz. E, ainda, artistas vindos da Suíça, Argentina, Luxemburgo, Itália, Espanha, Canadá e EUA, neste último caso com várias representações, entre as quais, Carlos Bunga, Rigo, Carlos Roque ou José Carlos Teixeira.Além dos nomes mais reconhecíveis pelo público português, há ainda lugar para algumas revelações, como Francisco da Mata, radicado na Suíça, Maria Loura Estêvão (vídeo) e Gérald Petit (fotografia), residentes em França, Marco Godinho, residente no Luxemburgo, ou, ainda, o nova-iorquino Michael de Brito (pintura), todos luso-descendentes e com um percurso artístico consistente em termos internacionais.
Mas não é apenas de hoje que emigram artistas portugueses. E é precisamente para ilustrar a historicidade desses movimentos que Rafael Bordalo Pinheiro, Amadeo de Souza-Cardoso, Vieira da Silva e António Dacosta se incluem nesta Exposição.
Como o "Pai do Bicho" não é nem pretende ser crítico de arte, dispensa-se de tecer mais comentários, não deixando contudo de recomendar uma visita à exposição "LÁ FORA".
Local: Museu da Electricidade
Av. Brasília (Belém)
De 16 de Janeiro a 15 de Março de 2009
Horário: Terça a Domingo, das 10h às 18h
Entrada Livre

Vá até lá!

Sem comentários: