sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

CERTIFICADO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Com a entrada do novo ano, na última quinta-feira, entrou igualmente em vigor a obrigatoriedade de possuir um certificado de eficiência energética, sempre que se pretenda vender ou arrendar uma casa. O documento, que será necessário sempre que for efectuada qualquer transacção com o imóvel, tem de ser passado por um técnico reconhecido pela Agência para a Energia. Nalguns casos, pode chegar a custar 200 euros.
A Agência para a Energia disponibiliza na Internet a lista dos nomes e contactos dos técnicos certificados para que quem estiver interessado em obter um destes certificados, o possa fazer. Da lista constam já 800 nomes mas até ao final de 2010 serão dois mil.O certificado contém várias informações sobre o edifício. Além da classificação energética da habitação, deste documento constarão ainda sugestões para a tornar mais eficiente em termos energéticos. Se estes conselhos forem seguidos, a factura de energia de quem lá vive vai, com certeza, baixar.
Mas as vantagens de se ter uma casa energeticamente eficiente não se ficam por aqui. As que ficarem melhor classificadas (com A ou A+) terão ainda direito a benefícios fiscais em sede de IRS: uma dedução majorada em 10%. E sempre que o proprietário do edifício inclua energias renováveis, 30% desse valor é dedutível à colecta no IRS
Para saber mais, clique em:

Sem comentários: