domingo, 14 de dezembro de 2008

PASSEIO NO MONSANTO

Infelizmente o "Pai do Bicho" não tem fotos originais para ilustrar a reportagem do passeio de hoje organizado pelo CAAL - Clube de Actividades de Ar Livre. As imagens apresentadas foram retiradas da internet.
Dirão alguns: - Afinal como o tempo estava de "má cara" não houve passeio, ou talvez tenha havido mas o repórter "baldou-se".
Interrogar-se-ão outros: - Se eu vi o repórter a tirar fotografias durante o passeio, porque razão elas não aparecem?
É verdade. Houve passeio, o repórter esteve lá, tirou fotos, mas... já em casa, quando pretendia gravar o ficheiro das fotos numa pasta, carregou inadvertidamente no botão de "delete" e era uma vez...








Bem, o que afinal interessa é que houve mesmo passeio para cerca de 35 caminhantes que decidiram comparecer no local de partida, junto ao quartel de bombeiros na Cruz das Oliveiras.
O tempo não castigou demasiado aqueles que ousaram desafiá-lo. A chuva que surgiu diversas vezes teve intervalos muito alargados permitindo que o sol estivesse presente durante muito
tempo.
A organização teve o cuidado de escolher um percurso pouco enlameado e ao abrigo do vento.
Partindo da Cruz das Oliveiras por volta das 09h45, o grupo passou por um parque de merendas que poderá ter interesse num futuro passeio com componente gastronómica.
Dirigimo-nos depois ao Parque Infantil do Alvito onde houve tempo, para quem quisesse, tomar um cafezinho.
Seguiu-se então um caminho ao abrigo de frondosas árvores, junto ao muro que delimita a Tapada da Ajuda. Em breves minutos foi atravessado o Bairro Alto da Ajuda com as suas casas construídas nos anos quarenta do século passado e chegámos ao Parque Recreativo dos Moinhos de Santana. Este recinto dispõe de amplos relvados e inúmeras árvores e arbustos, bem como a presença de um lago e cascata que convidam a um passeio pela rede de caminhos que percorre toda a área, encontrando na zona mais elevada uma ampla vista sobre a cidade, o Rio Tejo, Ponte 25 de Abri, Cristo-Rei e todo o leito fluvial até ao Bugio. Este Parque dispõe ainda de um conjunto de equipamentos lúdicos e desportivos destinados a várias faixas etárias da população, como restaurante, parque de merendas, parque infantil, pista de skate, ringue de patinagem e circuito de manutenção. Conta ainda com um anfiteatro ao ar livre com capacidade para 180 pessoas. Foi neste aprazível local que aconchegámos o estômago para que este não reclamasse até ao almoço.
De seguida encaminhámo-nos para os Montes Claros, passámos junto ao jardim e lago do restaurante Chimarrão e chegámos à Cruz das Oliveiras cerca das 12h15, com 7,5 kms. percorridos.
Foi uma manhã agradável, num espaço que é considerado o pulmão de Lisboa, com vastas áreas de mata diversificada, em que o estado do tempo não foi suficientemente mau para afectar o nosso passeio

Sem comentários: