quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

DOAÇÃO DE ORGÃOS

"O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, apelou esta terça-feira ao fim das resistências na doação de órgãos. Para o clérigo o acto de doação deve ser classificado como «generosidade fraterna», afirmou numa visita ao Hospital Curry Cabral, em Lisboa, informa a agência Lusa.
Recordando que a lei portuguesa prevê que todos sejam doadores, exceptuando quem exprima expressamente o contrário, D. José Policarpo defendeu que não se «deve ter medo» da doação. «As famílias hesitam em permitir a utilização dos órgãos, que hoje é uma possibilidade de vida para tanta gente que se não a tiver morre. Devemos todos cultivar uma disponibilidade cultural e espiritual», acrescentou."

(Fonte: "Portugal Diário" 17-12-2008)


O "Pai do Bicho" tem fortes razões para se definir como anti-clerical. Todavia, não sente dificuldade em reconhecer que esta atitude do Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa é louvável e poderá até considerar-se "uma pedrada no charco" relativamente a comportamentos e defesa de valores obsoletos a que a esmagadora maioria dos seus pares nos têm habituado.
Seria bom que as palavras de D. José Policarpo fossem o sinal de uma mudança, que na óptica do "Pai do Bicho", a instituição Igreja tanto carece.


Sem comentários: