domingo, 23 de novembro de 2008

ROTA DAS ADEGAS

Este domingo o nosso grupo de caminheiros deslocou-se à Lagoa do Calvo, freguesia do Poceirão, onde participou numa caminhada organizada pela Sociedade Recreativa Instrutiva 1º. de Janeiro.
A caminhada teve início cerca das 9h30 e à medida que o tempo ia passando, a temperatura foi aquecendo atingindo o climax quando fomos convidados, pelo senhor José Silvério, Presidente da Junta de Freguesia do Poceirão, a entrar no quintal da sua propriedade onde estavam duas mesas postas com chouriço, torresmos, presunto, salgadinhos, bolachas, água pé, refrigerantes, jeropiga e vinho. O movimento de copos não parava, ora se enchiam, ora se vazavam ao mesmo tempo que o calor se apoderava dos corpos.Já "quentinhos", os caminhantes prosseguiram a sua marcha entre vinhedos e pinhal, numa planície que só não se perdia de vista porque se erguia ao fundo o castelo de Palmela. Depois de caminharmos cerca de 11 kms. chegámos à S.R.I. 1º. de Janeiro onde devorámos um excelente cozido à portuguesa
Antes de iniciarmos à viagem de regresso, foi-nos facultada a possibilidade de colhermos laranjas. Houve também quem comprasse directamente ao produtor vinho e até capões .Cabe aqui um especial agradecimento ao Presidente da Junta de Freguesia, senhor José Silvério, que foi inexcedível de generosidade e simpatia para que todos se "sentissem em casa". E conseguiu.
No Poceirão não há necessidade de consumir vinho de pipas alheias porque nesta freguesia do concelho de Palmela existem 27 adegas. Com vinho de excelente qualidade, esta terra é mesmo um perigo, acreditem. Não obstante, tudo correu bem e não chegaram notícias ao "Pai do Bicho" de qualquer acidente ou incidente.

Sem comentários: