terça-feira, 4 de novembro de 2008

PARLAMENTO DO TURISMO

O "Pai do Bicho" leu na imprensa da passada quinta feira que o OGE prevê que no ano de 2009, os senhores deputados poderão gastar 3,72 milhões de euros em viagens, dentro e fora do país. Esta verba beneficia de um aumento de 7,6% face ao valor consagrado no orçamento de 2008 e 24% de acréscimo relativamente ao ano de 2007.
Feitas as contas, cada um dos 232 ilustríssimos deputados gastará no próximo ano o valor médio de 16034 euros, e em cada um dos dez meses de trabalho(?) o gasto médio será de 1603 euros. Nada mau!
Pois é, para viagens dos deputados o dinheiro aparece. Para uma saúde tendencialmente gratuita, reformas e salários dignos,entre outras prioridades, já não há verba porque se gastou em viagens e outros desperdícios. O trabalhador é que tem que apertar o cinto e tentar sobreviver, enquanto os governantes esbanjam o nosso dinheiro.Vergonhoso...
A participação em reuniões, é o motivo que até agora parece justificar grande parte das deslocações dos políticos. Contudo, a evolução dos meios tecnológicos permite, nos dias de hoje, que se possa participar em reuniões através de vídeo conferências evitando assim perdas de tempo e custos desnecessários em viagens, alojamento e refeições.
O "Pai do Bicho" sugere aqui que o "pai do Choque Tecnológico" - o Sr. Primeiro Ministro - mande incluir no seu âmbito, a obrigatoriedade dos senhores deputados e outros governantes recorrerem a vídeo conferências em substituição de reuniões presenciais, sempre que isso seja possível. Deste modo poupar-se-ia ao erário público uma verba considerável.
Pelo facto dos senhores deputados aproveitarem as bancadas da Assembleia da República para "passarem pelas brasas", para se divertirem com jogos florais e desrespeitarem-se uns aos outros e, mais grave ainda, quem os elegeu, será bom que não continuem a aproveitar-se das funções que exercem para se divertirem fazendo turismo a custas dos contribuintes.

Sem comentários: