quarta-feira, 5 de novembro de 2008

BARACK OBAMA - 44º. PRESIDENTE

De George Washington a George Walker Bush os Estados Unidos já tiveram 43 presidentes da república. Quatro deles foram assassinados (Abraham Lincoln, James Garfield, William McKinley e John Kennedy), quatro sofreram atentados (Andrew Jackson, Harry Truman, Gerald Ford e Ronald Reagan) e quatro morreram durante o exercício do mandato (William Henry Harrison, Zachary Taylor, Warren Harding e Franklin Roosevelt).
Agora é a vez de Barack Obama, que é filho de Barack Hussein Obama, um homem negro do Quénia educado em Harvard, e de Ann Dunham, uma mulher branca de Wichita, no Estado do Kansas.
Ele nasceu em Honolulu, no Havaí, em 4 de Agosto de 1961, e seus pais separaram-se quando Obama tinha dois anos. O democrata morou na Indonésia enquanto criança, depois de sua mãe se casar com um indonésio e viveu depois no Havai com seus avós brancos. Adolescente, mudou-se para Nova York onde cursou ciências políticas na Universidade Colúmbia. A seguir, graduou-se também em direito pela Universidade de Harvard. Iniciou sua carreira política na cidade de Chicago, Ilinois, onde foi líder comunitário e professor de direito constitucional. Casou-se em 1992 com Michelle e tem duas filhas, Malia e Sasha.
Em 1996, foi eleito para o Senado de Illinois (órgão do poder Legislativo local), onde permaneceu até 2004. Em 2000, tentou sem sucesso eleger-se para a House of Representatives, que equivale à Câmara dos Deputados do Congresso norte-americano. Quatro anos mais tarde, foi eleito para o Senado dos Estados Unidos, pelo Partido Democrata, assumindo seu mandato em 4 de Janeiro de 2005.
Por enquanto o "Pai do Bicho" limita-se a felicitar Barack Obama e fica na expectativa que a sua eleição traga a mudança que o mundo deseja.

Sem comentários: