quarta-feira, 1 de outubro de 2008

PREVENÇÃO DO CANCRO

Perder peso reduz lesões pré-cancerosas colorrectais.
A obesidade está associada ao aumento do risco de adenomas colorrectais, pólipos que se podem tornar cancerígenos, mas perder peso pode diminuir esse risco, revela um estudo publicado no "American Journal of Gastroenterology".
"O cancro colorrectal pode ter associações com a obesidade. Os nossos dados, em conjunto com relatórios anteriores, mostra que lesões pré-cancerosas estão associadas à obesidade", disse à Reuters Yutaka Yamaji, da Universidade de Tóquio.
Este investigador e os seus colegas estudaram a relação entre a obesidade e a prevalência de adenomas colorrectais e analisaram os efeitos da perda de peso no desenvolvimento destas saliências anormais após um ano.
Cerca de 8000 indivíduos de risco médio foram submetidos a colonoscopias e 2500 foram sujeitos a novos exames um ano mais tarde. A prevalência de adenomas colorrectais na colonoscopia inicial era mais evidente à medida que o peso era mais elevado.
Perder peso tem impacto benéfico no crescimento de pólipos, dizem os investigadores. Nos exames realizados após um ano, verificou-se um aumento do número de adenomas nas pessoas cujos índices de massa corporal cresceram, mas os investigadores verificaram também que a incidência de pólipos diminuiu em pessoas que perderam peso (9,3%), comparadas com as que engordaram (16,2%) e as que se mantiveram (17,1%).
O "Pai do Bicho" recomenda que controlem o IMC (índices de massa corporal) e dá a sua contribuição informando onde poderão encontrar a ferramenta para exercerem esse controle.
Experimentem clicar no endereço
http://www.roche.pt/emagrecer/calculadoras/calcimc.cfm , calculem o vosso IMC e façam desse gesto uma rotina periódica, acompanhada por mudanças de hábitos conducentes à necessária perda de peso.
Terão assim francas possibilidades de evitar que lesões idênticas às que as fotos mostram, comprometam a vossa saúde.

Sem comentários: