segunda-feira, 22 de setembro de 2008

RAMALHO EANES - HOMEM DE HONRA

Uma lei especial e antiga estabeleceu que o General Eanes não poderia acumular a sua pensão de reserva como militar com a pensão de ex-Presidente da República. Uma lei estranha, num país em que as grandes figuras do regime acumulam tudo: pensões privadas com pensões públicas, pensões públicas com ordenados privados e pensões públicas com pensões públicas. Sentindo-se descriminado, o general recorreu à justiça que, muitos anos depois lhe deu razão e mandou que passasse a receber ambas as pensões, mais os retroactivos, cerca de 1.300.000 euros. É muito dinheiro!
Trata-se, além disso, de dinheiro do Estado. E o dinheiro do Estado, sendo dinheiro de todos, é muitas vezes encarado como dinheiro de ninguém, assim se condescendendo ou desculpando os abusos em que se traduzem muitos privilégios.
Tal como em tempos disse o poeta Manuel Alegre "Há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não", Eanes resistiu e não quis receber esta pequena fortuna. Se recebesse os retroactivos a que tem direito ninguém o poderia acusar de desonestidade. Mas ele recusou-a. É uma questão de honra. E, nas questões de honra, não basta apregoá-la, é preciso tê-la, como diz Miguel Sousa Tavares..
Quantos portugueses, políticos ou não, na mesma situação prescindiriam de tanto dinheiro?
Registe-se a lição de ética.

(Suporte informativo: Crónicas de Fernando Madrinha e Miguel Sousa Tavares - Expresso 20-09-2008)

2 comentários:

Páscoa disse...

Amigo Zé, é, de facto, de enaltecer e dar os parabéns a este homem que conduziu os destinos desta Nação durante alguns anos.É de louvar e é uma bofetada sem luva nos abutres que nos cercam e levam o nosso dinheirinho todo, sem mostras de quaisquer escrúpulos.Porém, eu não teria feito o que o General Eanes fez, isto porque, ao não receber essa pequena fortuna, quem vai ficar com ela são os mesmos, aqueles que nos andam a tramar.Eu teria recebido e depois, sim, distribuído por alguém que eu conhecesse e necesitasse.Talvez o nosso General não se tenha apercebido disso.

Um abração

Páscoa.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.