domingo, 28 de setembro de 2008

PASSEIO NA SERRA DE SINTRA

Durante a última madrugada várias regiões do Algarve e Alentejo foram fustigadas por forte precipitação acompanhada de trovoada, que provocou alguns danos materiais.
Esta seria a notícia do dia se porventura não tivesse ocorrido um outro acontecimento digno de registo semelhante: É que a contrastar com a intempérie sulista, as condições atmosféricas na região de Sintra eram excelentes e disso se aproveitaram treze adultos e um "Nuno Gomes pequenino" que decidiram meter-se ao caminho a partir da Barragem do Rio da Mula - que está com o nível de água muito baixo - e percorrer uma parte substancial da Serra de Sintra.
Com início cerca das 8h45, os marchantes "aqueceram os motores" atacando uma subida que os levou a uma altitude onde já não se sentem os efeitos nocivos da poluição. Foram trilhados vários caminhos densamente arborizados que alternavam com manchas de mato. A habitual pausa de 15 minutos para ingerir alimentos sólidos e líquidos teve lugar nas imediações dos Capuchos.
Depois de retomada a marcha, a amena "cavaqueira" já habitual no seio do grupo não impediu que os seus elementos desfrutassem de excelentes panorâmicas que esta serra generosamente oferece aos visitantes.

Já perto do meio-dia e depois de percorridos cerca de 13 kms, os caminheiros estavam de novo na Barragem do Rio da Mula, já com a alma lavada, dando por concluído mais um agradável passeio matinal.

2 comentários:

Brites disse...

Boa tarde!!!

Tal como prometido, aqui estou eu a visitar o vosso Blog!

Devem estar perguntar-se: "Mas quem é este que escreve aqui?"

Sou o outro Brites, neste caso o Luis Brites, que estava na Barragem do Rio da Mula, mas a preparar-se para 30kms de BTT quando ouvi vários elementos do vosso grupo a chamar o Brites... no caso, o Zé Brites.

Parabéns pelo Blog e por partilharem um gosto com os praticantes de BTT: O gosto pela Natureza.

Já agora, aqui fica um convite para visitarem os meus Blogs (de BTT claro) em http://TrincaPedras.blogspot.com e http://BTTAlmonda.blogspot.com.

Um abraço e boas caminhadas,

Brites (o Luis)

Zé Brites disse...

Quem visita o "Trincapedras" fica com a noção que o vosso grupo realiza passeios muito interessantes, muito bem ilustrados por reportagens fotográficas bem conseguidas. Parabéns!
Há cerca de duas décadas e durante alguns anos pratiquei cicloturismo mas nunca me dediquei à prática de BTT. Hoje reconheço que, naquele tempo, foi pena "não ter feito a agulha" para esta modalidade, que reputo de fascinante e seria para mim uma experiência interessante.
Poderão questionar-me porque razão não me dedico agora a esta modalidade.
Já não dá, amigos... O PDI constitui um grande impedimento.
Por isso e porque gosto de actividades ao ar livre, dedico-me ao pedestrianismo, que além de ser um bom pretexto para conviver, também proporciona belas paisagens e permite exercitar o "esqueleto".
Estou eu aqui com esta conversa e ainda não me apresentei.
Eu sou o Brites, não o Luís, mas o Zé e cruzámo-nos no fim de semana passado na Serra de Sintra.
Concerteza que nos cruzaremos mais vezes por esses trilhos que percorremos ao fim de semana.
Até lá.
Saudações Desportivas
Zé Brites
http://paidobicho.blogspot.com