quarta-feira, 9 de julho de 2008

PRESIDENTE OU PRESIDENTA?


Disse a Presidenta da Fundação José Saramago:

"Só os ignorantes é que me chamam presidente [em vez de presidenta]. A palavra não existia porque não havia a função, agora que existe a função há a palavra que denomina a função. As línguas estão aí para mostrar a realidade e não para a esconder de acordo com a ideologia dominante, como aconteceu até agora. Presidenta, porque sou mulher e sou presidenta."

Pilar del Río, "Diário de Notícias", 06-07-2008

O Dicionário Aurélio ensina que o feminino de presidente é presidenta. É isso mesmo, com o “a” no final. Talvez seja um pouco estranho ao ouvido por falta de costume.
Sobre o assunto o Prof. Hélio Consolaro explica:
A predominância do masculino na língua reflete o machismo. Se houver numa sala 39 mulheres e um homem, o orador deverá usar o masculino na sua invocação: prezados senhores… No máximo, falará: prezadas senhoras e prezado senhor. Ofenderia o macho presente se o orador generalizar pelo feminino e dissesse apenas: prezadas senhoras.Assim, em passado recente, não havia feminino de presidente e nem de hóspede. Agora, depois da luta das mulheres na sociedade, os dicionários já registam e a gramática aceita os femininos: presidenta, hóspeda.

1 comentário:

Páscoa disse...

Amigo Zé, não me incomoda nada que as mulheres queiram ou reivindiquem para si uma designação que as distinga.Tudo bem, estão no seu direito.Então uma gerente, passa a ser uma gerenta...

Sabes, com todo o respeito por essa opinião de presidente, presidenta, gerente, gerenta, que me soa um pouco mal, podiamos ir por um caminho mais simples: bastava mudar o artigo e não o substantivo, ou seja, UM Presidente ou UMA presidente.Bom, mas isto é apenas uma opinião pessoal.É uma questão de sonoridade, porque, por ex. um juiz, uma juiza, um advogado, uma advogada, um ministro, uma ministra, já me soa bem.Enfim, seja presidenta.E parece-me que o que nos faz falta é mesmo Uma presidenta da républica e uma primeira-ministra.


Um abraço. Páscoa.