terça-feira, 15 de julho de 2008

CARTÃO EUROPEU DE SAÚDE

Se apesar da crise tenciona aproveitar o período de férias para viajar na Europa, o "Pai do Bicho" recomenda que se previna munindo-se do Cartão Europeu de Saúde.
A Comissão Europeia criou o cartão europeu de seguro de doença (CESD), que substitui eventuais documentos para aceder a cuidados de saúde, em particular o modelo E-111.

Em Portugal é possível pedir a sua emissão na instituição de previdência onde se encontra inscrito. Também pode pedir o seu cartão na Loja do Cidadão.
Se viajar com a família, deverá pedir um cartão para cada elemento do agregado, pois este documento é individual.
Convém fazê-lo uma ou duas semanas antes da viagem. Prevê-se que o cartão seja enviado para casa cinco dias após o pedido, mas podem ocorrer atrasos, sobretudo no Verão ou em épocas festivas, como o Natal, Carnaval e Páscoa. Se os serviços não puderem enviá-lo a tempo, fornecem-lhe um certificado provisório.
O cartão dá acesso a tratamentos urgentes (como o modelo E-111) e a outros em consequência de um acidente, doença ou maternidade. Só não poderá utilizá-lo se for ao estrangeiro para obter um tratamento que, por limitações técnicas ou outras, é inviável em Portugal. Munido deste cartão, tem acesso a cuidados médicos nas mesmas condições dos residentes do país onde se encontra. Ou seja, recebe cuidados gratuitos, paga eventuais taxas moderadoras ou outras despesas aí cobradas.
Além dos viajantes, o cartão pode ser usado por quem residir temporariamente no estrangeiro (estudantes, por exemplo). Ainda não foi definido um prazo, mas, em princípio, o cartão será válido durante um ano. Trata-se de uma vantagem sobre o modelo E-111, cuja validade era limitada ao período de estada no estrangeiro.
Onde posso utilizar? Em qualquer dos 25 países da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. No Reino Unido, não tem de apresentar o cartão, bastando identificação através do B.I.
Convém referir que se pretendem tratamentos do Serviço Nacional de Saúde.
Mais informação em:
http://europa.eu.int/comm/employment_social/healthcard/index_en.htm http://europa.eu.int/comm/employment_social/healthcard/situation_en.htm http://europa.eu.int/comm/employment_social/cld/public/findInstitution.do

1 comentário:

Páscoa disse...

Zé, obrigado por esta informação, pois hoje mesmo fui á loja do cidadão para me inteirar do que é necessário para obter este cartão, pois temos em vista uma semanita a fazer um circuito europeu, só que cheguei em cima da hora de encerramento dos serviços e já não consegui obter essa informação.Amanhão ou depois volto lá.


Um abraço.

Páscoa