quinta-feira, 10 de julho de 2008

CARJACKING


Raros são os dias que a imprensa não noticie novos casos de Carjacking. Pela importância de que o assunto se reveste e porque se trata da (in)segurança dos cidadãos, parece-me oportuno incluir neste espaço alguns conselhos emanados da nossa Polícia Judiciária:

Onde é que os Carjackers procuram as suas vítimas?

Sendo um crime de oportunidade, pode acontecer em qualquer lugar, embora alguns locais sejam mais vulneráveis: Caixas Multibanco (ATM’s); áreas de serviço em Self-service e lavagens de carros; parques de estacionamento e garagens com muito movimento (grandes superfícies e estabelecimentos comerciais); locais ermos ou com fraca iluminação; zonas residenciais.
Não coloque no seu carro autocolantes que possam identificar onde mora, ou os locais que frequenta. Essa informação pode ser usada contra si; para evitar outros roubos que se seguem ao carjacking, separe as chaves do seu carro das de sua casa e do trabalho;

Ao entrar no seu carro

Caminhe com normalidade e sempre alerta; seja cauteloso com as pessoas que lhe pedem informações. Confie nos seus instintos! Se algo o intranquilizar, não deve dirigir-se para o carro, mas sim para um local seguro e, de imediato, ligar para a polícia local. Os suspeitos não devem ser confrontados a não ser pelas autoridades policiais; aproxime-se sempre do seu carro com as chaves na mão, mas sem as exibir. Olhe em redor do carro antes de entrar no veículo; não utilize o comando automático para abrir as portas a uma longa distância.
Durante a condução

Mantenha sempre as portas trancadas e as janelas fechadas (se estiver calor e o seu carro não tiver ar condicionado, abra apenas um pouco as janelas) independentemente da distância ou da zona onde circula; evite viajar sozinho, especialmente à noite; esteja atento a possíveis abordagens quando parar em semáforos e passadeiras; quando se aproximar de um STOP, deixe algum espaço de manobra para os outros carros, especialmente de noite, ou se desconfiar de algo; quando se aproximar de um semáforo, vá reduzindo a velocidade lentamente, tentando chegar ao cruzamento quando o sinal estiver verde, evitando assim parar; se tiver que parar, mantenha sempre a primeira mudança engrenada; procure sempre conduzir mantendo uma distância segura entre o carro que segue à sua frente. Isto dar-lhe-à espaço para uma fuga de emergência, além de lhe permitir uma melhor visibilidade; não pare para ajudar um estranho cujo carro avariou. Pode ajudar conduzindo até ao telefone SOS mais próximo ou utilizando o seu telemóvel para pedir auxílio policial. Sempre que a situação envolva uma emergência policial ou médica, ligue 112; esteja atento a técnicas de assalto. Se perceber que foi embatido propositadamente por outro carro, não saia da viatura se não se sentir seguro e protegido. Nesse caso, aponte a marca e matrícula da viatura, ligue as luzes de emergência da sua viatura ("piscas"), e conduza de modo seguro até ao Posto Policial mais próximo ou outro local em que se sinta em segurança; evite atalhos que o levem por zonas desconhecidas ou inseguras; se tiver um furo num local inseguro ou sem iluminação, dirija-se para o local público mais próximo. Apesar de inutilizar o pneu, pode salvar a sua vida; nunca viaje com objectos de valor à vista; preste atenção aos veículos que suspeite que o estejam a seguir. Se suspeitar que está a ser seguido, dirija o seu carro para uma zona segura, de preferência para um local com muito movimento, para junto de uma esquadra de polícia ou use o seu telemóvel e ligue 112. Fique atento a tudo em seu redor. Não se distraia. A surpresa é a grande arma do assaltante!!!

Ao sair do seu carro

Nunca deixe as chaves na ignição ou carro a trabalhar, mesmo por breves instantes; nunca deixe objectos de valor à vista, mesmo com o carro fechado. Guarde sempre os objectos na mala; estacione sempre em áreas bem iluminadas. Evite estacionar próximo de veículos de grandes dimensões, ou qualquer outra coisa que limite a sua visibilidade; ao entrar na garagem com portão automático, espere que este feche, certificando-se de que não foi seguido; mesmo que esteja apressado, observe o meio envolvente antes de sair do carro e fique atento ao ambiente que o rodeia. Uma vez mais, confie nos seus instintos se a situação não lhe parecer segura e saia da zona com o seu veículo.
Esteja atento e alerta ao ambiente que o rodeia; nunca fique dentro do carro estacionado num local vulnerável. Pode transformar-se na vítima perfeita;

NUNCA ESQUEÇA QUE O SEGURO MORREU DE VELHO!!!

Sem comentários: