domingo, 25 de maio de 2008

PASSEIO ZONA RURAL - ODRINHAS


Para os meus Amigos(as) Caminheiros(as)

Hoje foi dia de caminhada. Desta vez o passeio realizou-se numa zona rural num circuito entre Odrinhas e Montelavar.
A partida foi dada cerca das 9h30 junto ao Museu de Odrinhas. Percorrido cerca de 1 km. surgiu uma contrariedade motivada por uma queda da D. Conceição (funcionária da Câmara Municipal de Sintra), que teve de ser evacuada para receber assistência hospitalar.
De seguida subimos para o Moinho do Barrão e entre silvas descemos para a Ribeira de Cabrela, que atravessámos através duma ponte romana.
Nesta fase do passeio já os caminhantes transpiravam em consequência do esforço dispendido para ultrapassar os desníveis do terreno e da incidência dos raios solares que nunca deixaram de estar presentes.
Após mais uma subida fizemos uma trajectória tangencial a Montelavar e iniciámos uma descida sobre calçada romana que nos levou de novo à Ribeira de Cabrela.
No leito da ribeira com uma profundidade cerca de 30 a 60 cms., a água corria abundantemente criando algumas dificuldades na sua travessia. Alguns caminheiros passaram para a outra margem saltitando nas pedras que emergiam à superfície da ribeira, enquanto outros optaram por calcorrear descalços os 3 a 4 mts. que separavam as margens.
Depois de deixarmos para trás a Ribeira de Cabrela subimos por um trilho ladeado por viçosos arbustos até alcançarmos a aldeia de Broas, que se caracteriza pela existência de meia dúzia de casas em ruínas por se encontrar desabitada a algumas dezenas de anos.

Restava pouco mais de meia hora, que percorremos sem dificuldade, até retornarmos ao ponto de onde tínhamos iniciado o nosso passeio dominical que acabou cerca das 13h45, após palmilharmos 11,5 kms..
Cabe aqui um especial agradecimento a S. Pedro por nos ter proporcionado uma manhã sem chuva e temperatura amena.


Sem comentários: